Passeata conscientiza sobre o Maio Laranja em São Gonçalo
16/05/2024

Nesta quinta-feira (16), a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou uma passeata pelas ruas da cidade em celebração à campanha Maio Laranja e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio.

A passeata contou com a integração de diversos setores, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), a Apae e alunos de escolas municipais, com mensagens de alerta para exploração de crianças e adolescentes.

Maio é o mês dedicado a ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Neste mês estão sendo realizadas diversas atividades sobre o tema em todas as escolas municipais, acompanhadas pela equipe do Creas, de forma lúdica e em linguagem apropriada a cada faixa etária das crianças e adolescentes.

A campanha Maio Laranja foi instituída por meio da Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022. A norma estabelece que durante o mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, sejam realizadas atividades efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Um dos objetivos da iniciativa é conscientizar a sociedade sobre os abusos sofridos pela população infanto-juvenil brasileira.