Prefeitura certifica alunos medalhistas da OBMEP
23/05/2023

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Educação, certificou nesta manhã de terça, 23, os alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2022. Os estudantes Renato José Duarte Monteiro e Giovanna Malta Fonseca são medalhas de Bronze na competição que reuniu mais de 18 milhões de estudantes de todo o país. Também outros seis alunos do Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra) receberam Menção Honrosa devido aos bons resultados na olimpíada. Os estudantes medalhistas, hoje no Ensino Médio receberão as medalhas no segundo semestre na Superintendência Regional de Educação em Nova Era.

Na cerimônia de hoje foram apresentados os resultados de estudantes são-gonçalenses nas olimpíadas de anos anteriores desde 2014, com medalhistas de Ouro, Prata e Bronze, além das menções honrosas recebidas desde o início da competição em 2005. Além dos estudantes, os professores e pais dos alunos foram destacados pelo empenho na busca de bons resultados junto aos estudantes.

Um momento importante do evento foi a participação do são-gonçalense, Rafael Santos, primeiro medalhista da Obmep do município. Morando em Varsóvia na Polônia há 4 anos, atualmente faz doutorado em Computação Quântica e trabalha no mercado financeiro. Ele destacou que a Obmep foi um divisor de águas em sua vida com bolsas de iniciação científica que oportunizou a busca por novos conhecimentos e práticas matemáticas.

Também o depoimento da medalhista, Giovanna Fonseca serviu de estímulo aos estudantes que farão as provas esse ano. Ainda as palavras de professores, direção e da secretária de Educação Lucinda Santos serviram de estímulo aos concorrentes deste ano.

OBMEP 2023

Todos os 539 alunos do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo (Cesgra) estão inscritos para a primeira etapa da Obmep 2023, com testes marcados para 30 de maio. O tema serão as aves, borboletas, peixes e diferentes espécimes de animais característicos da Floresta Amazônica, os quais fizeram parte de pesquisas de Alfred Wallace, cientista britânico que contribuiu significativamente para a Teoria da Seleção Natural desenvolvida por Charles Darwin.