Prefeitura prepara registro de bens imateriais pelo Iepha
14/03/2023

A cidade já possui diversos bens protegidos pelo Instituto, entre eles a Fazenda Brejaúba e as igrejas Matriz de São Gonçalo do Amarante, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, além da Irmandade Nossa Senhora da Guia.

O grupo Folia de Reis da Associação Comunitária do bairro Santa Efigênia (Ascbase), a Guarda de Congado Nossa Senhora do Rosário da comunidade de Borges e a Corporação Musical Santa Cecília são os bens imateriais de São Gonçalo que estão em processo de Registro de Salva Guarda pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha/MG. O processo está em andamento através da Secretaria de Cultura e Turismo e Setor de Patrimônio e Turismo.

A Guarda de Congado do Borges foi criada em 1991 e tem como atual presidente Tamires Reis. Já a Folia de Reis vem da época colonial, mas se instalou no bairro Santa Efigênia, por meio da Associação que resgatou a tradição. Quanto a Corporação Musical Santa Cecília dados comprovam que a mesma é tão antiga quanto a própria São Gonçalo do Rio Abaixo, tendo origem no século XVIII, com atuação voltada para os ofícios religiosos e também de cunho social. Em 1908 a banda contava com a regência do Maestro José Pio Rodrigues dos Santos.

por Assessoria de Comunicação

Autor: por Assessoria de Comunicação