Qualidade da Educação em São Gonçalo é destaque nacional
27/03/2024

Quando se fala em Educação e qualidade do ensino, São Gonçalo do Rio Abaixo é uma referência no Brasil em relação aos investimentos na área, principalmente quando o tema é a educação integral. E os investimentos, tanto na estrutura das escolas, quanto na aprendizagem dos alunos e na capacitação dos profissionais é prioridade no município.

Fato é que São Gonçalo acumula prêmios em diversos níveis de gestão e desenvolvimento da Educação, o último deles na última semana, quando foi agraciado com o Prêmio Municípios Mineradores 2023, idealizado pelo Ministério das Minas e Energia, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e Agenda Pública.

Neste contexto, na manhã desta quarta-feira (27), foi realizado no auditório da Escola de Tempo Integral Ioleide Aparecida Pessoa Araújo um encontro com toda a equipe pedagógica, diretores de todas as escolas e representantes de todos os setores da rede municipal de ensino, onde foram anunciados os resultados do Proalfa e do Proeb de 2023. E o município obteve números expressivos nas duas avaliações.

As avaliações compõem o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, o Simave, responsável pelo desenvolvimento de programas de avaliações integrados. E os resultados servem de base para responder às necessidades de planejamento e ações educacionais, servindo à realidade da sala de aula e influenciando a definição de políticas públicas para a educação em Minas Gerais. Desde a implantação do sistema no ano 2000, avaliações anuais são realizadas em Minas Gerais, verificando o desempenho de alunos das redes estadual e municipal de ensino.

Todas as escolas municipais participam das avaliações que compõem o sistema, com as turmas do 2º ano de escolaridade no Proalfa e com as turmas do 5° e 9° do Proeb, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Resultados

No Proalfa o município apresenta resultados extremamente superiores no desenvolvimento das crianças que estão no ciclo de alfabetização, quando comparados com os dados do Estado de Minas Gerais. A proficiência do município na língua portuguesa ficou em 588 pontos, enquanto o Estado em 546. Em matemática a média de proficiência foi de 587 pontos, com Minas Gerais ficando com 549. Em ambas as disciplinas o município está dentro do nível recomendado.

Em relação ao Proeb os resultados também são bastante significativos, demonstrando avanços no processo de aprendizagem no 5° ano: língua portuguesa, média de proficiência de 240, e Minas Gerais com 213. Já em matemática a média de proficiência foi 247 contra 218 pontos do Estado. No 9° ano, a média de proficiência foi de 245, em língua portuguesa, e Minas Gerais 240. Já em matemática a média de foi 251 pontos, contra 247 em Minas Gerais. Assim como no Proalfa, o município está dentro do nível recomendado.

Através dos resultados percebe-se um grande desenvolvimento dos alunos no ciclo de alfabetização e avanços significativos em relação ao desenvolvimento e aprimoramento em matemática dos alunos. Esse fato ocorre pelo trabalho dos professores com o uso de materiais diversificados em sala de aula e a participação em formação continuada.

O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) destaca que os resultados positivos não são frutos do acaso. “São a prova concreta de que as políticas públicas em Educação, implementadas com o foco no acesso, na permanência e no sucesso dos nossos estudantes, estão no caminho certo”, disse.

Nozinho divide os resultados positivos ao longo dos anos com toda a comunidade escolar. “É com grande alegria que compartilho com todos vocês que São Gonçalo do Rio Abaixo foi recentemente premiado na categoria Educação pelo IBRAM, entre mais de 200 municípios em todo o Brasil. Este prêmio é um reconhecimento nacional do nosso compromisso com a educação e nos posiciona como referência para outras cidades. É uma honra que pertence a cada um de vocês, que se dedicam diariamente a educar e formar cidadãos preparados para os desafios do futuro”, finalizou.