UBS Recreio é reinaugurada em São Gonçalo
17/05/2024

Na manhã desta sexta-feira (17) a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo inaugurou a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Recreio. A cerimônia contou com a presença de autoridades, servidores municipais e pessoas residentes na comunidade.

A UBS será a sede da unidade da Equipe de Saúde da Família Oswaldo Cruz (ESF), é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando cerca de 1.800 pessoas, de 611 famílias do Recreio e das comunidades José Malaquias, Roque, Abre Campo, Faxina, Mãe D'água, Café Nacional, Chácara Velha, Matias, Gralhos e Placas.

A casa de saúde recebeu reforço nas fundações, alvenaria, impermeabilização, instalações hidrossanitárias e elétricas, revestimentos de parede e piso, entre outros. Na área externa, a obra recebeu calçamento em bloquetes e jardim.

Para o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), a data é um dia de reconhecimento do esforço conjunto e do trabalho das secretarias de Obras e Saúde, e um marco importante para a comunidade. “É com grande satisfação que nos reunimos para registrar a conclusão da reforma da UBS do bairro Recreio. Uma Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada para o sistema de saúde. É aqui que muitas famílias recebem o primeiro atendimento, prevenindo doenças e promovendo a saúde”, disse Nozinho.

Nozinho destacou, ainda, os investimentos realizados na saúde para a população, especialmente na atenção primária. “Sabemos que a prevenção e o cuidado básico são essenciais para garantir o bem-estar de todos. Esta unidade é um exemplo claro do nosso compromisso com a saúde pública”, finalizou.

A cerimônia foi encerrada com a benção proferida pelo pároco de São Gonçalo, padre Francisco Cézar Cruz Neto.

Estrutura

A UBS conta com sala de curativos, sala de vacina, sala de espera, sanitários, consultório clínico, consultório ginecológico com banheiro e consultório de enfermagem, recepção, sala de cuidados básicos, sala de coleta, consultório odontológico e escovário, sala para agentes comunitários, sala de esterilização, sala de lavagem e desinfecção, de reuniões, copa, almoxarifado, depósito para lixo e depósito de material de limpeza. Serão 12 profissionais trabalhando na unidade.