Casa das Artes é inaugurada em clima de emoção
29/04/2024

Um local que transborda a memória afetiva dos cidadãos de São Gonçalo do Rio Abaixo. O antigo armazém “Casa para Todos” agora é a “Casa das Artes”, espaço multiartístico totalmente restaurado pela Prefeitura, através da Secretaria de Obras. Um trabalho minucioso que envolveu o setor de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura, além do Conselho de Patrimônio. Meses de dedicação resultaram no espaço onde o respeito ao passado e a construção do presente se unem para consolidar a cultura são-gonçalense.

Na inauguração de sexta, 26, centenas de pessoas puderam conferir a exposição – Diante da Imagem, Diante do Tempo: a História de São Gonçalo do Rio Abaixo – apresentada pelo historiador e coordenador do Setor de Patrimônio, Danilo Souza. Era visível o despertar da memória do público a cada cômodo visitado, as lembranças e sentimentos contidos em cada registro reproduzido nas paredes da Casa.

O prefeito, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) contou com saudosismo sua relação com a Casa e com o proprietário, Manoel Gonçalves Moreira Júnior, o senhor Nezito que revendia os produtos da granja que se iniciava à época. Para ele, a inauguração foi um marco importante no compromisso com a valorização da cultura local. “A aquisição e restauração desta casa histórica representam um investimento significativo do governo em preservar e promover nossa herança cultural. Me sinto muito feliz em ter a oportunidade de homenagear pessoas que contribuíram com o município, como o ex-prefeito, Manoel Gonçalves, o Nezito, aqui representado pela sua família”, frisou.

HOMENAGEM AO EX-PREFEITO NEZITO

O momento foi ainda mais emocionante para os familiares do antigo morador e que dará nome ao local “Casa das Artes Manoel Gonçalves Moreira Júnior”. O projeto de lei para a denominação tramita na Câmara Municipal.

Um dos cômodos da Casa foi especialmente preparado em homenagem a Nezito. Fotos de várias fases do comerciante e ex-prefeito e até uma cristaleira com jogos de chás que compunha a mobília da moradia foi exposta; causando comoção nos familiares.

Assim, a Casa das Artes foi inaugurada, reforçando as raízes do passado em que se formou a cidade, enaltecendo o presente a fim de fortalecer um futuro de respeito à memória coletiva de um povo que amplia a cada dia seus espaços culturais.