Polícia Militar realiza palestra para prevenção à violência doméstica contra a mulher
25/03/2024

Na tarde desta segunda-feira (25), a Polícia Militar de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou, com o apoio da Prefeitura, a palestra “Prevenção à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”. A atividade foi realizada no auditório do Centro Cultural.

A palestra teve como objetivo apresentar os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher, além das formas de prevenção. Na ocasião, o comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de São Gonçalo do Rio Abaixo, Tenente Winder Cassimiro também apresentou à comunidade o serviço especializado da Polícia Militar, que é a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), que consiste em fazer o acompanhamento da vítima e também do autor de registros de ocorrência de violência doméstica.

Com a missão de propiciar um atendimento mais humanizado à mulher vítima de violência doméstica e família e desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar, a Polícia Militar em São Gonçalo passa a contar, a partir deste ano, com o serviço Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, composta pelo Sargento Gustavo dos Santos a Soldado Tallyta Reis.

Inicialmente, a vítima recebe o atendimento dos policiais militares do patrulhamento de área que têm contato no momento dos fatos, chamado de primeira resposta. Em seguida, numa segunda resposta, após análise das ocorrências de maior gravidade e com histórico de reincidências, uma equipe de prevenção à violência doméstica entra em contato com a vítima para apresentá-la ao programa, propiciando a quebra do ciclo da violência.