Restauração da “Casa Para Todos” está na etapa final
20/02/2024

A Secretaria de Obras da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo está executando a etapa final da restauração completa da “Casa Para Todos”. Foram feitos reparos na alvenaria, nas esquadrias de madeira (portas, janelas, piso, forro), restauramos a estrutura de madeira (pilares, vigas e barrotes), executamos a instalação elétrica e hidráulica, sempre tentando preservar ao máximo as características históricas da edificação.

Ainda foram construídas uma cozinha para uso dos colaboradores da Prefeitura que trabalharão na Casa e também dois banheiros no piso inferior, além de adequar o banheiro conforme às normas de acessibilidade.

A fase em execução é a de acabamento, onde serão concluídos o assentamento do piso em madeira pranchão e as instalações de ar condicionado e a pintura geral.

Após a conclusão da restauração, o local será estruturado para receber exposições e cursos, além de um espaço de convivência multiuso. A edificação é um bem tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) em nível municipal, através do Decreto nº 414/2015. A Casa foi de propriedade de Manoel Gonçalves Moreira Júnior que abrigou o mercado secos e molhados durante muitos anos.