Comitê de Arboviroses planeja ações de combate
04/03/2024

O Comitê de Arboviroses criado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo se reuniu nesta sexta, 1º, no Centro de Treinamento em Gestão para avaliar a situação da dengue e suas variantes na cidade.

Na ocasião, os profissionais de saúde do Pronto Atendimento apresentaram diversos levantamentos comparativos da dengue. Dado alarmante é que só em fevereiro, o número de atendimentos a casos suspeitos de arboviroses na unidade mais que dobraram em comparação ao ano passado, saltando de 2.000 para 4.341 em 2024.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Fagundes apresentou os números de arboviroses até o dia 27 de fevereiro. Até a data foram confirmados 466 casos de dengue e um caso de Chikungunya está em investigação.

Também foram definidos pelo Comitê, os próximos passos das ações de combate como: a continuidade de mutirões de limpeza, ações nas escolas e informativos, através das redes digitais oficiais da Prefeitura.

Desde novembro do ano passado, a Prefeitura vem realizando mutirões de limpeza em bairros com maior incidência de focos e casos, como Guanabara, Santa Efigênia e Santa Catarina. Campanhas publicitárias com os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito também aconteceram desde então.

Segundo os agentes de saúde, a grande maioria dos focos estão em residências, portanto, a regra dos 10 minutos semanais para verificar os quintais são fundamentais na prevenção à doença.

O Comitê é formado por representantes de diversas secretarias municipais criando dessa maneira uma força tarefa de combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti.