Prefeitura instala kits de irrigação para agricultores - Apoio ao pequeno produtor gera economia e mais praticidade para cultivo
11/08/2023

Maior comodidade e economia para o pequeno produtor de São Gonçalo do Rio Abaixo. A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura está instalando kits de irrigação em diversas propriedades rurais. Serão disponibilizados 20 kits de irrigação por gotejamento, conforme critérios técnicos e pré-requisitos estabelecidos pela secretaria.

Alguns já foram instalados, como o da propriedade da senhora Maria da Piedade Soares Ribeiro (Mariazinha), moradora de Vargem Alegre. Ela cultiva hortaliças e legumes de diversas espécies e a irrigação tipo gotejamento, oferecida e instalada pela Prefeitura será um ponto importante para o melhor desenvolvimento de sua produção e redução de custos. “Irá diminuir o trabalho de rega e economizará água, mais escassa durante o período de seca”, disse.

O produtor Antônio Artêncio Costa, também morador de Vargem Alegre, já está com vários canteiros preparados e outros já receberam mudas de batata doce e quiabo. Ele estava juntamente com os servidores da Agricultura instalando o kit em sua propriedade.

A irrigação por gotejamento e uma técnica de irrigação controlada de grande expansão nos dias atuais, utilizada por horticultores e fruticultores. Neste tipo de irrigação a água tem aplicação localizada e controlada na planta promovendo maior eficiência no uso da água. Alguns benefícios do uso da irrigação por gotejamento são a dispensa do uso de energia elétrica, uso de fertilizantes específicos na água (Fertirrigação), redução de doenças fúngicas, entre outras.