São Gonçalo do Rio Abaixo amplia ensino em tempo integral nos últimos anos
27/02/2024

A educação é um dos pilares de sustentação de uma sociedade e, portanto, uma das prioridades da administração são-gonçalense. Dados da Secretaria Municipal de Educação apontam uma ampliação de alunos matriculados no Ensino Fundamental I em Tempo Integral.

Um levantamento realizado nesse início de ano apontou que 78% dos alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental estão em tempo integral, cerca de 726 crianças. Já a de Educação Infantil de 2 a 5 anos possui 442 alunos em tempo integral, o que corresponde a 70% desses.

Alunos do 5º Ano por exemplo, saltaram de 110 em 2019 para 155 em 2024. Um aumento de 45%. Os alunos de Educação Infantil de 4 anos também deram um salto, de apenas 26 alunos em 2019 para 139 esse ano. Um aumento de 130%.

Diante dos números, a secretária da pasta, Lucinda Santos conclui que há uma grande aceitação ao sistema integral de ensino, que conta com oficinas de arte e expressão, dança, música e artes marciais, educação ambiental, além de educação financeira, bastante voltada ao empreendedorismo.

Para o prefeito, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), a educação sempre foi vista como norte de suas gestões à frente do município. “A educação é uma de nossas prioridades e consta em no plano de governo a ampliação de vagas e a reativação de creches como a do Borges, inaugurada recentemente e reforma de todas as escolas da rede”, frisou.

“O número crescente reflete a confiança dos pais e ou responsáveis na educação de qualidade ofertada nas escolas, no trabalho realizado pela equipe de profissionais das escolas e na proposta pedagógica”, ressaltou. Dessa maneira, a prefeitura visa ampliar os horizontes dos alunos e contribuir para a formação dos cidadãos do amanhã.

Os números são fruto de um trabalho de aperfeiçoamento das iniciativas pedagógicas, bem como de investimentos na estrutura física das escolas com a ampliação da unidade de Vargem Alegre e do Centro de Educação Infantil José de Alencar (Cei).

Outros avanços virão por aí, com o início de nova etapa da escola integral na localidade de Pacas, mais uma unidade que beneficiará a população.