Acessibilidade logo

Acessibilidade

bat-papo

Fale com a Prefeitura

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (31) 3820-1800

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda à Quinta de 8h às 11h e 13h às 17h. Sexta de 8h às 11h e 13h às 16h

    Rua Henriqueta Rubim, 27, Centro - São Gonçalo do Rio Abaixo - MG

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Prefeitura investe em Educação Inclusiva para melhoria da qualidade de vida de alunos especiais
22/05/2023

Como escreveu o educador Paulo Freire, “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”. E diante dessa visão, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Educação investe cada vez mais na Educação Inclusiva para a melhoria da qualidade de vida e melhor aprendizado de alunos com necessidades especiais.

Há cerca de dois anos, a Secretaria de Educação criou o Núcleo de Atendimento Interdisciplinar Escolar (Naie) que conta com uma equipe multidisciplinar de 11 pessoas, entre psicólogos, assistente social, psicopedagogos, neuropsicóloga, fonoaudióloga, entre outros que em conjunto com as equipes pedagógicas das unidades de ensino atendem a demandas de alunos que necessitam de atenção especial. “As intervenções acontecem de acordo com as solicitações dos especialistas das escolas e a partir de então, definimos a forma como devem ser abordados tanto as crianças quanto suas famílias”, explicou Tarciano Nepomuceno que juntamente com Marilene Fernandes coordenam o Naie. Atualmente, a equipe atende cerca de 32 crianças e o acolhimento tem aumentado após o período de restrições pandêmicas.

Eles ressaltam que para garantir o melhor atendimento às crianças da rede há uma interação com médicos e outros profissionais para parcerias nos casos solicitados pelas escolas. Assim, busca-se a melhor abordagem do aluno assistido pelo Núcleo.

Os trabalhos envolvem toda a comunidade escolar. Este ano, por exemplo, o ano letivo teve início com bate-papo com pais e responsáveis sobre os Marcos da Educação Infantil. Os Assistentes de Educação Básica e demais profissionais da educação também estão com um primeiro semestre repleto de atividades de capacitação de temas importantes, como: Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Consciência Fonológica, entre outros. Na última sexta, os profissionais da educação receberam as profissionais Nancy Lucardie (Terapeuta), Fabíola Grijó (fonoaudióloga), Nayara Gandra e Lorena Couto psicólogas, as quais ministraram a palestra “TEA no contexto escolar”.    

De acordo com a Secretária de Educação, Lucinda Emaculada de Barcelos Santos o caminho da inclusão é longo. “Estamos engatinhando no processo. Ainda há muito a ser feito com relação a educação inclusiva. Já demos o primeiro passo para realmente conquistar a inclusão e a equidade que esses alunos merecem. Um desafio que demanda formação, capacitação, empenho da equipe e empatia”, explicou.

INVESTIMENTO EM CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Além das formações, a Prefeitura também investirá em um curso de intervenção. Cerca de 50 profissionais da rede irão realizar curso da Academia do Autismo – Terapia ABA. Esses profissionais serão multiplicadores de seus aprendizados dentro de suas instituições de ensino da rede municipal e Apae. O curso irá ajudar na melhoria do aprendizado e a lidar com problemas comportamentais dos educandos especiais. Uma oferta de conhecimento para mudança de paradigmas, a fim de alcançar bons resultados.



Autor: Assessoria de Comunicação

O que você achou da nossa pagina ?

  • Muito insatisfeito
  • Um pouco insatisfeito
  • Neutro
  • Um pouco satisfeito
  • Muito satisfeito