Promotor fala sobre combate à exploração sexual infantil em São Gonçalo do Rio Abaixo
08/05/2024

As atividades relacionadas com a campanha de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes (Maio Laranja) continuam em São Gonçalo do Rio Abaixo. Nesta quarta, 8, a cidade recebeu no Centro Cultural o promotor de Justiça da Comarca de Santa Bárbara, Lucas Bacelete Otto Quaresma. O palestrante convidado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveu a palestra “Faça bonito e não se cale. Seja a voz de quem não pode se defender sozinho”.

Na oportunidade, o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) ressaltou a necessidade da voz de cada um de nós em defesa de nossas crianças e adolescentes. “Precisamos tornar usual e repetitiva a realização de atividades de proteção a nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.

O promotor mostrou números alarmantes de registros de abuso no país e informou que 68% desses abusos acontecem no ambiente familiar, ou seja, o abusador costuma ser um parente ou amigo. Falou da importância de denunciar, ouvir e proteger nossas crianças e adolescentes. Ele ainda interagiu com os adolescentes presentes e profissionais da área de saúde que fizeram uma série de perguntas ao final da palestra.

Ao final, a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Norma Torres agradeceu a presença de todos e a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosimeire Ferreira, agradeceu as palavras do promotor que na sua visão provou a importância de promover um ambiente seguro e acolhedor para as crianças e adolescentes visando seu desenvolvimento pleno.